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Como desbloquear o benefício para solicitar empréstimos?

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Você aposentou ou virou pensionista do INSS recentemente?

Saiba que caso queira solicitar um crédito consignado que é o empréstimo com desconto diretamente em folha, você deve primeiramente desbloquear o benefício INSS para empréstimos. Essa medida faz parte das novas regras implantadas a partir do início de 2019 aos contratos de empréstimo consignado.

Assim sendo, se você acabou de ter o benefício aprovado junto ao INSS, entenda agora como funciona na prática, e o passo-a-passo para solicitar a liberação da operação.

 

O que é necessário para desbloquear o benefício INSS para empréstimo?

Primeiramente é preciso ter um benefício consignável, ou seja, aquele que é liberado para esse tipo de empréstimo. Diferente de outras modalidades, o empréstimo consignado tem sua parcela descontada direto da aposentadoria ou pensão automaticamente. Por estar vinculado diretamente ao benefício, o empréstimo consignado tem taxas de juros bem mais baixas. Para saber mais sobre empréstimo consignado veja um artigo que a Creditiva preparou informando tudo que você precisa saber sobre Empréstimo Consignado.


Um ponto importantíssimo a se ter conhecimento, é que agora é necessário aguardar o prazo mínimo de 90 dias da data de concessão da aposentadoria ou pensão para contratar um empréstimo. Somente após este período você poderá solicitar o desbloqueio. Até este prazo, qualquer novo aposentado está proibido de contratar um empréstimo consignado.


A solicitação de desbloqueio dever ser realizada diretamente pelo aplicativo “Meu INSS” ou página da Web https://meu.inss.gov.br e deve ser feito pelo próprio beneficiário ou seu representante legal.

Passado o prazo de 90 dias, como posso desbloquear minha aposentadoria ou pensão para fazer um empréstimo consignado?

Para desbloquear o benefício INSS para empréstimos, o segurado ou o seu representante legal precisam preencher um requerimento pelo Meu INSS (aplicativo ou página da Web) e seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Acessar o portal Meu INSS:

Acessar o site: https://meu.inss.gov.br ou o aplicativo “Meu INSS”.

Em seguida, deverá procurar no menu lateral, a opção Agendamentos/Requerimentos:


 Passo 2 – Entrar no portal Meu INSS:

Uma nova tela abrirá, o serviço de desbloqueio do benefício é autenticado, portanto deve-se efetuar o login (entrar com CPF e senha). Para fazer o login no Meu INSS basta clicar em “fazer login” no botão na parte inferior da tela ou ainda em “login”, na parte superior.

  

Passo 3 – Buscar a opção desejada:

Estando com seu acesso “logado”, o usuário deve clicar em “novo requerimento”, no canto inferior da página.

  

Na próxima tela que irá aparecer, clique no ícone (Lupa) de busca e nele basta digitar “desbloquear”.

Antes de finalizar a digitação já deverão constar algumas opções de serviços listadas abaixo. Selecione “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”:

 

A próxima tela vai conter algumas informações sobre o serviço, clique em avançar:

  

Passo 4 – Solicitar o desbloqueio do serviço

Nesta tela, alguns dados associados ao CPF do beneficiário já estarão preenchidos automaticamente. O solicitante deve informar pelo menos um telefone celular para contato. Há também a opção de acompanhar o andamento do processo pela Central 135 ou por e-mail.

Portanto, é obrigatório aceitar ou não essa opção, clicando em “sim” ou “não”. Se aceitar, as atualizações serão disponibilizadas no e-mail que deve ser informado no próximo campo.

Nos dados adicionais, o segurado deve informar o número do benefício (NB). Vale lembrar que, caso tenha mais de um benefício ativo, é preciso fazer as solicitações individualmente.

  

Depois, basta selecionar uma das opções:

A) Não. Eu sou o titular

B) Representante Legal ou

C) Procurador em resposta a pergunta “Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido”?

Essa alternativa é válida para quem já tem ou deseja ter algum responsável legal. Essa autorização e representação valerão também para todos os requerimentos realizados juntos ao INSS.

  

A outra pergunta diz respeito ao serviço:

A) Bloqueio para empréstimo ou

B) Desbloqueio para empréstimo.

Neste caso, o Aposentado ou Pensionista deve selecionar a opção “Desbloqueio para empréstimo”:

 

Clicando em avançar terá a última etapa:

 

Que é a solicitação de um documento que comprove que quem está solicitando o desbloqueio é o próprio beneficiário, seu procurador ou representante. Por questão de segurança, é recomendável disponibilizar cópia dos documentos pessoais (os mais comuns são RG, CPF e CNH).

Se necessário, o INSS pode pedir outros documentos de identificação e ainda uma autorização assinada.

O passo-a-passo pelo Aplicativo Meu INSS

A solicitação do desbloqueio do benefício INSS para empréstimo também pode ser realizada pelo aplicativo “Meu INSS”. O processo e acompanhamento ocorrem da mesma forma. 

O usuário deve logar com o mesmo acesso válido para o site e depois procurar pela opção “Agendamentos/Requerimentos”, “Novo Requerimento” e buscar o serviço “Bloqueio/Desbloqueio”.

 

Outras informações importantes:

 

É obrigatório aguardar 90 dias para solicitar o desbloqueio do serviço?

Sim! Neste período nenhum empréstimo ou cartão consignado pode ser feito.

Após este período, o beneficiário deverá solicitar o desbloqueio do serviço, caso deseje contratar um empréstimo.

Vale ressaltar que mesmo quem não solicitar o serviço de desbloqueio, terá o serviço liberado automaticamente após 180 dias, assim todo aposentado ou pensionista estará apto a contratar empréstimo não precisando fazer a solicitação de desbloqueio após este período. Mesmo desbloqueado a opção pela contratação ou não de empréstimos é facultativa.

Quanto tempo o INSS leva para desbloquear o serviço de empréstimos?

Após feita a solicitação de desbloqueio, o prazo pode variar em média de 7 a 15 dias úteis. Tudo irá depender das informações repassadas e das comprovações necessárias. Se houver um número elevado de avaliações dentro do INSS esse prazo pode ser superior.

Como saber se o meu benefício está liberado para empréstimo?

Uma das formas mais fáceis é acompanhar o status do requerimento caso tenha feito para saber o retorno da solicitação. Uma Outra alternativa é, consultar o Extrato de Empréstimo Consignado pelo próprio portal Meu INSS. Ao acessar o documento, no campo características, em dados do benefício, a opção “Bloqueado para Empréstimo” precisa constar como “Não” e a opção “Elegível para Empréstimo”, “Sim”.

Por que o benefício INSS agora é bloqueado para empréstimo?

O consignado para Aposentados e Pensionistas ou Consignado INSS tem novas regras. Elas entraram em vigor no início de 2019, essa é uma das novas medidas que visam evitar o alto endividamento dos beneficiários, e também como medida de segurança para evitar fraudes, que antes tinha números elevados.



A equipe da Creditiva está sempre disponível para tirar qualquer dúvida para você, entre em contato conosco e veja todas as possibilidades de crédito que temos para oferecer.